quinta-feira, 8 de março de 2012

Abecedário da música plural - Diário do Nordeste - 08/03/2012


A diversificação dos canais e das formas de ouvir música revela cada vez mais a riqueza da Música Plural Brasileira. Fiz um rápido exercício do que tenho ouvido ultimamente e fiquei satisfeito com o som que vi presente na trilha do meu cotidiano. Não é ranking, apenas um abecedário despretensioso de raízes e antenas. Teimei em manter apenas um artista ou grupo musical por cada letra do alfabeto e isso dificultou a preparação da relação, mas assobiando e cantarolando consegui fechar os vinte e seis nomes que seguem:

(A) Anelis Assumpção (SP) - Dá gosto ouvir as combinações que, enquanto compositora e cantora, Anelis faz na extensão que vai do samba ao afrobeat, envolvendo ícones da cena paulistana, como o trombone de Bocato e a bateria e percussão de Simone Soul no CD "Sou Suspeita Estou Sujeita Não Sou Santa" (2011).

(B) Bia Drummond (CE) - Um dos destaques do II Festival de Música da Rádio Universitária 2011, Bia surpreendeu pela qualidade de composição e interpretação, tanto nas categorias música com letra, com a valsinha "Soluçando de saudade", como em música instrumental, com o lindo piano de "Sob a luz do luar".

(C) Criolo (SP) - Filho de cearenses, pai metalúrgico e mãe poeta, e nascido na periferia de São Paulo, Criolo é a maior novidade no mundo do rap brasileiro, com o CD "Nó na orelha" (2011). Numa entrevista a Marília Gabriela (SBT, 18/01/2012), disse que fazer rap é como jogar bola: basta amassar uma latinha, um papel, e sair jogando, porque o rap é a voz da pessoa como ela é, como pensa e se manifesta. Como poeta livre, seu trabalho vai do samba ao bolero.

(D) Dalai (SP) - Com pop-rock poético e experimental a banda de Lucas Espíndola e Rodolfo Rodrigues, também tocada por Gabriel Altério, acaba de lançar treze musicas em um agradável CD, produzido por Luiz Waack. Eles cantam bem, tocam bem, são bons letristas e abrem o disco em clima de "Because", dos Beatles.

(E) Edvaldo Santana (SP) - O melhor CD brasileiro de 2011 é o "Jataí", desse sempre surpreendente bluseiro-cabra-da-peste, de São Miguel Paulista, filho de pai piauiense com mãe pernambucana. A música de Edvaldo é essencialmente humana, com levadas nervosas, letras fortes e um certo otimismo sobrevivente.

(F) Fulô de Araçá (CE) - Bárbara Sena, Brenna Freire, Clarissa Brasil, Cris Soares, Lídia Maria e Marília Magalhães, são as meninas desta banda, que tem nome de música de Dominguinhos e Guadalupe, que, com seu instrumental leve e faceiro anima Fortaleza com choro, samba e canção.

(G) Graveola (MG) - A viagem desse grupo passa por um mundo que precisa de um liquidificador para catalisar o espírito de coletividade. Da cena belo-horizontina, um cachorro que "só fica pensando no latido do outro" ("O cão e a ciência") espalha um nietzscheriano humor pelo instante.

(H) Harmada (RJ) - A banda que reúne músicos cariocas independentes e que tem seu enredo voltado para o drama melancólico dos "Corações Surdos", inventa desculpas para mudar, na cidade que não quer ninguém cansado.

(I) Isca de Polícia (SP) - Itamar Assumpção (1949 - 2003) tinha tanta consistência e intensidade que seu desacato à mesmice segue com a sua banda nos palcos nas vozes de Vange Milliet e Suzana Salles, guitarras de Luiz Chagas e Jean Trad, batera de Marco da Costa, baixo, direção artística e musical de Paulo Lepetit.

(J) Jardim das Horas (CE) - Quarteto cearense, radicado em São Paulo, "O Jardim das Horas" é formado pela cantora Laya Lopes e pelos músicos Beto Gibbs, Carlos Gadelha e Raphael Haluli. Move-se na coexistência do eletrônico com o acústico, em tempos lentos e deleitosa sonoridade.

(K) Karina Buhr (PE) - Embora tendo nascido baiana e atue na cena paulistana, Karina é pernambucana de sotaque. Com os CDs "Eu menti pra você" (2010) e "Longe de onde" (2011) ela, que "tem algum problema com amor demais", vem reforçando sua inquietude musical nas minhas preferências.

(L) Lirinha (PE) - Ex-Cordel do Fogo Encantado, Lirinha segue carreira solo distribuindo pérolas como "Ah se não fosse o amor", na qual perde o senso do quanto o mar desconfia do sumiço de sua ilha.

(M) Marina Wisnik (SP) - Suave, bonito e com canções simples de felizes, eis o trabalho de estreia de Marina Wisnik. "Na rua agora" (2012), com participação de Marcelo Jeneci e Thiago Pethit, tem o frescor dos jardins aquáticos, botânicos, de infância e de inverno, como diz uma de suas letras, em parceria com a atriz Bruna Lessa.

(N) Ná Ozzetti (SP) - "Meu quintal / Tem um rio / Que inda dá / Pra navegar", conta Ná, em parceria com Luiz Tatit, na faixa título do "Meu Quintal" (2011), álbum que comemora os trinta anos de carreira dessa diva brasileira.

(O) Ortinho (PE) - O disco mais recente que vem do lado da estrada onde a vista não alcança, traz a figura do sujeito que fica preso do lado de fora de um amor. É o existencialista "Herói trancado" (2010) do ex-integrante da banda Querosene Jacaré.

(P) Porcas Borboletas (MG) - Na trama de sonoridades vadias com ironia casual a banda adianta o seu recado em "Pessoa Linda": "Honre os seus compromissos / nunca assine uma nota promissória sem antes rasgá-la".

(Q) Quatro a Zero (SP) - O grupo paulista tem como marca a produção coletiva de arranjos e a alcovitagem das modulações e improvisações do choro com outras linguagens musicais.

(R) Rebeca Matta (BA) - A compositora e cantora baiana gravou no final do ano passado, em Salvador, o sensorial e psicodélico DVD e CD "À Flor da Pele", tendo como convidados a dupla Dois em Um, o guitarrista Peu Sousa, o compositor Ronei Jorge e o violonista Mario Ulloa. Néctar de "Rosa Sônica".

(S) Siba (PE) - Armado de guitarra, Siba (ex-Mestre Ambrósio) está lançando o CD "Avante" (2012), para o qual contou com a produção de Fernando Catatau. "Não vejo nada que não tenha desabado / Nem mesmo entendo como estou de pé", ataca em "Preparando o salto"... e vai que vai, montado em maracatu e rock.

(T) Titane (MG) - Nunca passo muito tempo longe da voz de Titane; faz bem a tudo. A cantora mineira está na estrada cantando Elomar, em recital com acompanhamento do violão de Hudson Lacerda. "Clariô, ai ai, clariô"...

(U) Ubiratan Sousa (MA) - Bois, toadas e acalantos de Ubiratan Sousa deixam a gente perto da mais que rica música popular maranhense. São sons que desfiam em cores e pintam a nossa alma de brasilidade.

(V) Vitoriano (CE) - Destaque na cena do rock cearense, Vitoriano, ex-Alegoria da Caverna, plantou sementes no asfalto quente e saiu de "melancolia" para voo solo, cantando "um enxame de desocupados se aglomera a meu lado para aplaudir a minha solidão".

(W) Wado (SC) - Radicado em Maceió, o catarinense Wado é um rap-samba-roker bem focado na estética da periferia e ligado no latifúndio das ondas eletromagnéticas: "É contra o artista mudo / É contra o ouvinte surdo".

(X) Xico Bizerra (CE) - Dos forroboxotes e baiões desse cratense, destaco a parceria dele com Roberto Cruz: "Água de beber / Água de banhar / Água de chover / Água de aguar / Água bem limpinha / Água tão quentinha / Água lá de cima / Água de quartinha"... Quem bebeu sabe o que é isso.

(Y) Yamandú Costa (RS) - Ele transita do choro ao tango com impressionante desenvoltura. Gravou seu CD "Mafuá" na Alemanha e no ano passado (2011), quatro anos depois, o disco foi lançado no Brasil.

(Z) Zefinha (CE) - Mais do que uma banda, a Dona Zefinha é uma companhia cenomusical, que tem uma espetacular experiência de palhaçaria, graciosamente registrada no CD "O circo sem teto da lona furada dos Bufões" (2011), produzido por André Magalhães.


www.flaviopaiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário