quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Família e consumo no cubo de Rubik (I) - 20/09/2012

Todo mundo conhece o popular "cubo mágico", aquele quebra-cabeça colorido e tridimensional. O nome de batismo dele é Cubo de Rubik porque foi inventado por Ernö Rubik, um professor de design da Academia de Artes de Budapeste (Hungria). Como todo cubo, o de Rubik tem seis lados e, na sua versão mais comum, cada lado é dividido em nove peças articuladas (3x3x3), que podem ser giradas livremente, criando diversas possibilidades de configurações em cada um dos lados, desde o agrupamento em peças com variadas cores até a composição com todas as cores iguais.

Tomei a figura desse brinquedo como uma metáfora da educação para o consumo, do ponto de vista da intervenção familiar. Cada lado do cubo representa, nessa minha ilustração, uma instância de relacionamento da família nas suas práticas parentais educativas: o mundo escolar, o das mídias, o social físico, o social virtual e o da espiritualidade. O eixo "mágico" que permite o entrelaçamento desses seis mundos no cubo da educação é a cultura. E assim, o bloco inteiro pode ser movimentado, ora na vertical, ao dizer "não", e ora na horizontal, quando diz "sim".

Educar para o consumo é criar condições para o entendimento e a convivência crítica com as "verdades" efêmeras, comuns em uma sociedade contagiada pelo consumismo e suas falsas ofertas de ideal de felicidade. Como quem busca encontrar novas combinações de cores no "Cubo de Rubik", organizei alguns exemplos de como a função simbólica e orientadora da família pode contribuir para contornar essa situação causadora de tantos problemas físicos e psíquicos no mundo contemporâneo, e os inclui na palestra "A Família na Educação para o Consumo" que farei às 19:30, do próximo dia 26, para pais da Educação Infantil e do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, em Fortaleza.

Em que pese a negligência social com relação à vulnerabilidade da função estruturante da família no seu processo de adaptação e de reinvenção de laços afetivos, não podemos esquecer que cerca de 70% dos lares brasileiros têm filhos, sendo, em números redondos, 50% de casais e 20% de famílias monoparentais. Sem contar que o levantamento dos "Arranjos Familiares Residenciais" (Censo Demográfico do IBGE - 2010) não contempla filhos que vivem na condição de guarda compartilhada. A expressividade desses percentuais confere destaque especial ao papel da família (na configuração que for) no bloco de articulações educativas para a vida em sociedade.

A situação da família é muito delicada. Não é fácil lidar com a pressão consumista que chega a todo momento, de todas as formas e de todos os lados: o clipe de meninas de avental e peruca rosa, imitando as "empreguetes" da novela "Cheias de Charme" (TV Globo) teve mais de dez milhões de acessos no YouTube; como se não bastasse o comércio de sutiãs com enchimento, lingerie, sapato alto, blush, batom, brilho labial e esmalte para crianças, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está com uma consulta pública aberta para liberar a venda de sombras infantis; e o palhaço do McDonalds continua solto, fazendo apresentações "gratuitas" em creches, escolas, orfanatos e hospitais, com "mensagens educativas", enquanto o Ministério da Saúde e a Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares) começa a distribuir uma cartilha estimulando a venda de alimentos saudáveis nas cantinas escolares.

Esses exemplos caracterizam bem as dissonâncias cognitivas que precisam ser trabalhadas por mães, pais e cuidadores em um cenário de pulsões desejantes indefinidas e de encantos insaciáveis, que levam à ansiedade, à agressividade e à depressão. A contribuição da família na realização do equilíbrio emocional e social das crianças e dos adolescentes passa pela compreensão do motivo que leva as pessoas a terem filhos, pela aceitação de que eles precisam ser embalados, acariciados e estimulados a amar o mundo em suas contradições, e por ações que deem materialidade à razão de ser familiar.

Cada família tem o seu próprio jeito de refletir e de lidar com essas questões. A troca de experiências torna-se, portanto, fundamental à reconstrução do valor simbólico da vida familiar no mundo do consumo. Deste modo, tomo a liberdade de contar um pouco de como lancei mão das nove peças que formam as cores do lado da família na analogia que fiz com o "Cubo de Rubik", para desenvolver métodos de sentidos e sentimentos, porque acho que as noções de bússola e de sensibilidade são mais eficazes do que a racionalidade na educação para o enfrentamento do consumismo. As nove peças que simbolizam essa pedagogia familiar empírica não se baseiam na renúncia ao prazer e, sim, na fuga das obrigações de usufruir o desnecessário.

Peça 1: Pedagogia do ACOLHIMENTO - Como primeiro exercício de educação para o consumo, procuramos não seguir as caracterizações tradicionalmente indicadas para quarto de bebê. Embora com todos os toques de preparação de um cantinho para quem é esperado, nossos dois filhos não chegaram apenas em um quarto, mas em um lar, com cores e decorações próprias e integradas. Para cada um, compus dez músicas infantis e eles nasceram ouvindo esse repertório em primeira mão. E criamos a sigla F.A.L.A. (Flávio, Andréa, Lucas e Artur), como uma forma bem particular de nos reconhecermos numa unidade de diálogo.

Peça 2: Pedagogia dos JOGOS - O oferecimento de várias opções de modalidades de esportes, sem cobrança de desempenho, tem sido um dos nossos esforços para estimular o gosto pela atividade física e para combater a tendência de reclusão forçada pela atração das telas. Chegamos a inventar um "Futebol de Sala", de um contra dois. Quando eles cresceram mais, passamos a frequentar o estádio, indo tanto para jogos do Fortaleza quanto do Ceará, a fim de que eles decidissem o time de suas preferências. Com a opção dos dois pelo alvinegro, a experienciação do ato de torcer e da psicologia da multidão ganhou regularidade e, na arena, eles podem dizer palavrões e comer todo tipo de alimento que se vende em estádio. Sou também coadjuvante no videogame e em jogos de tabuleiro, como o Monopoly, em que a F.A.L.A. se junta aos amigos deles para uma diversão que dá a oportunidade de sentir e refletir sobre a perversidade da riqueza concentrada.

Peça 3: Pedagogia da NARRATIVA - A descoberta do hábito de leitura começa em casa, com a intimidade do contato com livros de pano, livro de plástico para ler no banheiro e com a regularidade da leitura na hora de dormir. Histórias para sentir sempre são mais interessantes do que para entender. O que a criança precisa perceber é que a vida é uma grande narrativa e que a narrativa é parte indissociável do humano. Quando leio para os meus filhos ou quando vejo que eles notam que seus livros estão nas principais prateleiras da sala, a sensação que tenho é que tudo isso sugere significado e direção, fascínio pelo cotidiano e grandeza pela vida.

Quando a interpretação do mundo nasce de dentro de nós, de dentro da nossa cultura, estamos supostamente mais preparados para discernir a fabulação da publicidade e da propaganda em nossas vidas. (Continua na próxima quinta-feira, dia 27/09/2012).

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